Tarefa: Elaborar Documentos Complementares
Os documentos complementares têm como objetivo clarear o entendimento entre as partes referente aos requisitos de negócio e/ou de sistema caso hajam dúvidas. São os seguintes documentos: modelo de domínio, diagrama de casos de uso e protótipo.
Finalidade
Essa tarefa é realizada somente se os critérios de avaliação de requisitos não tiverem todos os seus critérios definidos como "SIM" (de aceitos)
Relacionamentos
Descrição Principal
Essa tarefa deverá ser realizada nesta fase somente se houve alguma dúvida no processo de entedimento/aceitação dos critérios de aceitação dos requisitos de negócio e requisitos de sistema, de forma que todos os critérios de aceitação de requisitos sejam aceitos.
Etapas
Idenficar se existe algum critério de aceitação com resposta "N" (Não)

Idenficar na planilha de Critérios de Aceitação de Requisitos, se em algum dos critérios:

  • Claro;
  • Testável;
  • Não ambiguo;

Existe alguma resposta com "N" (Não). Caso exista algum "N" os documentos complementares deverão ser elaborados.


Elaborar documentos complementares

Os documentos complementares são:

  1. Modelo de Domínio: elaborado pelo Analista de Requisitos e se necessário Analista de Sistemas;
  2. Protótipo: Elaborado principalmente pelo Gerente de Produtos e se necessária a colaboração do Líder Técnico e Analista de Requisitos;
  3. Diagrama de Casos de Uso: elaborado pelo Analista de Requisitos.
Entender de forma geral todos os requisitos de negócios e de sistema
Avaliar e Definir todos os critérios de aceitação com a resposta "S"
Caso permaneça algum Não, a equipe deverá avaliar como deverá proceder (se continuam com o projeto ou se realizam reuniões de entendimento com o cliente, por exemplo).