Tarefa: Elaborar Matriz de Risco
Essa atividade define os passos que mostram como são identificados e analisados os riscos do projeto
Disciplinas: Gestão de Projeto
Finalidade
Aumentar a possibilidade de sucesso e diminuir a possibilidade de fracasso de um projeto. Em outras palavras, maximizar os riscos positivos e “minimizar” os riscos negativos.
Relacionamentos
Descrição Principal
A elaboração da matriz de risco serve para registrar os riscos de forma detalhada e durante todo o ciclo de vida do projeto. Os principais dados do risco registrados são:
  • Descrição do risco: Descrição do que pode ser percebido explicitamente(Exemplo: Atraso no recebimento de equipamento um equipamento X);
  • Definição da Probabilidade, Impacto e Severidade;
  • Categorização;
  • Evento disparador do risco;
  • Resposta ao Risco;
  • Plano de Contingência;
  • Delegar responáveis;
  • Status;
  • Data da identificação: para registro da data de identificação do risco;
  • Data de revisão (no caso de monitoramento).
Etapas
Identificar possíveis riscos
Identificar possíveis riscos e documentar na Planilha de Matriz de Risco
Determinar exposição ao risco
Determinar a exposição dos riscos através da probabilidade e impacto de ocorrência de cada um
Categorizar a probabilidade de ocorrência do risco

Categorizar a probabilidade de ocorrência do risco de acordo com a escala:

1 - Muito baixa (0%-20%)
2 - Baixa (21% - 40%)
3 - Média(41%-60%)
4 - Alta (61%- 80%)
5 - Muito Alta (81%- 100%)

Categorizar o impacto do risco

Categorizar o impacto do risco no projeto de acordo com a escala:

1 - Muito Baixo: Sem impacto no negócio e sem aumento nos custos e tempo do projeto
2- Baixo: Sem impacto no negócio mas pode causar aumento nos custos e o tempo do projeto
3 - Médio: Pode atrasar ou reduzir moderadamente a obtenção dos benefícios do projeto
4 - Alto: Reduz significativamente os benefícios do projeto
5 - Muito Alto: Ameaça a viabilidade do negócio ou compromete seriamente.

Calcular a severidade

Calcular a severidade: Calculado pelo produto da probabilidade de ocorrência e o impacto do risco (produto da probabilidade de ocorrência X impacto do risco), sendo categorizada da seguinte forma:

ü  Severidade Baixa: de 1 a 5;

ü  Severidade Média: de 6 a 12;

ü  Severidade Alta: 15 a 25.

Categorizar o risco

Categorizar o tipo de risco:

Tecnológico;

Pessoal;

Financeiro;

Gerencial;

Externo;

Organizacional.

Detalhar respostas ao risco

Descrever o evento gerador do risco

Elaborar a resposta para cada tipo de risco;

Gerar a contingência para todos os riscos identificados com a severidade média ou alta;

 

Identificar status do risco

Identificar o status do risco entre:

Aberto: risco que ainda poderá ocorrer;

Fechado: Risco ocorrido ou que poderia ter ocorrido em determinada etapa do projeto.

Datar registros

Datar registros para que as atualizações possam ser realizadas de forma que o controle dos riscos sbre a evolução do projeto se mantenha.

Identificar responsáveis
Registrar datas