Identificar possíveis riscos
Identificar possíveis riscos e documentar na Planilha de Matriz de Risco |
Determinar exposição ao risco
Determinar a exposição dos riscos através da probabilidade e impacto de ocorrência de cada um |
Categorizar a probabilidade de ocorrência do risco
Categorizar a probabilidade de ocorrência do risco de acordo com a escala:
1 - Muito baixa (0%-20%) 2 - Baixa (21% - 40%) 3 - Média(41%-60%) 4 - Alta (61%- 80%) 5 - Muito Alta (81%- 100%)
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Categorizar o impacto do risco
Categorizar o impacto do risco no projeto de acordo com a escala:
1 - Muito Baixo: Sem impacto no negócio e sem aumento nos custos e tempo do projeto 2- Baixo: Sem impacto no negócio mas pode causar aumento nos custos e o tempo do projeto 3 - Médio: Pode atrasar ou reduzir moderadamente a obtenção dos benefícios do projeto 4 - Alto: Reduz significativamente os benefícios do projeto 5 - Muito Alto: Ameaça a viabilidade do negócio ou compromete seriamente.
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Calcular a severidade
Calcular a severidade: Calculado pelo produto da probabilidade de ocorrência e o impacto do risco (produto da probabilidade de ocorrência X impacto do risco), sendo categorizada da seguinte forma:
ü Severidade Baixa: de 1 a 5;
ü Severidade Média: de 6 a 12;
ü Severidade Alta: 15 a 25. |
Categorizar o risco
Categorizar o tipo de risco:
Tecnológico;
Pessoal;
Financeiro;
Gerencial;
Externo;
Organizacional. |
Detalhar respostas ao risco
Descrever o evento gerador do risco
Elaborar a resposta para cada tipo de risco;
Gerar a contingência para todos os riscos identificados com a severidade média ou alta;
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Identificar status do risco
Identificar o status do risco entre:
Aberto: risco que ainda poderá ocorrer;
Fechado: Risco ocorrido ou que poderia ter ocorrido em determinada etapa do projeto. |
Datar registros
Datar registros para que as atualizações possam ser realizadas de forma que o controle dos riscos sbre a evolução do
projeto se mantenha.
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Identificar responsáveis
Registrar datas
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