Tarefa: Estimar Tamanho Funcional - APF
Essa tarefa define os passos para realizar a estimativa do tamanho dos requisitos e o esforço necessário para a conclusão dos mesmos.
Disciplinas: Requisitos
Finalidade
Dimensionar as tarefas e produtos de trabalho do projeto com a utilização de métodos apropriados.
Relacionamentos
Descrição Principal
A Análise de Pontos de Função (APF) é um método de medição de tamanho funcional do IFPUG (International Function Point Users Group) e sua unidade de medida é o Ponto de Função (PF). Foi mcriado na década de 70 por Allan Albrecht da IBM, para medir aplicações, através da quantificação das funcionalidades que são oferecidas ao usuário. O método serve para medir a funcionalidade que a aplicação fornece ao usuário através da sua quantificação. Considera-se tamanho funcional como o resultado da quantificação dos Requisitos Funcionais do Usuário. A APF é um método baseado na análise das funcionalidades que a aplicação fornece aos usuários, tendo como base o projeto lógico.
Etapas
Identificar o projeto
Escrever as informações dos Requisitos de Negócio e de Sistema, levantados nas tarefas anteriores na Planilha de Estimativa.
Identificar a fronteira da aplicação

De acordo com cada Requisito listado, solicitado pelo Cliente, identificar a fronteira da aplicação . Essa etapa fornecerá subsídios para identificar e classificar os arquivos de dados em:

  • ALI, Arquivo Lógico Interno ou
  • AIE, Arquivo de Interface Externa.
Classificar funções de dados e transacionais

Identificar e classificar os tipos de funções em:

  • Funções de Dados: A função de dados representa a funcionalidade fornecida ao usuário para satisfazer requisitos de dados internos ou externos à aplicação. Sua classificação é a seguinte: ALI (Arquivo Lógico Interno) e AIE(Arquivo de Interface Externa).
  • Funções Transacionais: A função de transação representa a funcionalidade que é fornecida ao usuário para o processamento de dados por uma aplicação. Sua classificação é a seguinte: EE (Entrada Externa), CE (Consulta Externa) e SE (Saída Externa).
Determinar a complexidade

Determinar a complexidade das fronteiras de aplicação, de acordo com a seguinte classificação, para cada Função de Transação (EE, CE, SE) e cada Função de Dados (AIE, ALI):

  • Baixa
  • Média
  • Alta

Estabelecer o Fator de Produtividade

Estabelecer o Fator de Produtividade de acordo com os parâmetros necessários para o cálculo, como tela, campos, caso existam protótipos, de forma resumida. A Setia utiliza os seguintes valores para mensurar a complexidade de acordo com o tipo de projeto:

  • EF, Especificação Funcional: de 1 a 4
  • Desenvolvimento de Software Microsoft: de  9 a 18
  • Desenvolvimento de Software Java: de 12 a 26.


Calcular tempo do projeto
A partir do cálculo do produto da complexidade para cada total de funções de dados e das funções de transação, é aplicado o fator de produtividade no somatório de valores, tendo-se como resultado o cálculo referente a quantidade de horas do projeto.
Armazenar arquivo
O arquivo deve estar armazenado com acesso a equipe.
Alternativas
Não há.